Fecomércio participa de audiência pública sobre parque tecnológico

• 19/Nov/2019

Audiência pública realizada no dia 18/11, na Universidade Federal de Goiás, no Campus Samambaia, reuniu diversas autoridades em debate sobre o Parque Tecnológico Samambaia.  O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio/GO), Marcelo Baiocchi, foi representado no evento pelo Diretor-Secretário da entidade, e presidente do Conselho empresarial de Tecnologia Inovação e Comunicação (Cetic) da Federação, Marcos Vilela Fonseca.
Marcos, que é também vice-presidente do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicações e Similares do Estado de Goiás (Sindinformática), disse que, na reunião, promovida pelo vereador Gustavo Cruvinel (PV), e que contou com a presença do reitor da UFG, Edward Madureira e, dentre outros, de representantes de órgãos públicos e entidades de ciência e tecnologia, foi evidenciada aos presentes a nova fase do Parque, que é de consolidação do seu funcionamento.
Ele disse que a unidade, implantada na área do Campus da UFG, representa, por isso, um diferencial. “Isso é um marco, sem dúvida nenhuma, essa entrada do Parque em uma fase mais madura, uma fase de funcionamento”, avaliou, ressaltando que o Samambaia é um parque tecnológico que já tem incubadora e empresas instaladas.  Para Marcos Vilela, a união de esforços, que também congrega o poder público e as entidades de classe, é o que torna fundamental a implantação dos parques tecnólogos para o desenvolvimento da inovação.Na sua visão, a efetivação do pleno funcionamento dos parques em nossa região é uma necessidade para a modernização.
“Já passou da hora disso acontecer. O estado de Goiás conta com vários parques tecnológicos, mas ainda em uma fase embrionária, apenas com área geográfica definida; o problema é que a maioria ainda não saiu do papel”, disse.  “O Parque Tecnológico Samambaia, por sua vez, está consolidado, avança, e tem também a proposta de aproximar a comunidade de empresas que lá se instalem. Muitas podem promover e se beneficiar, inclusive, de um intercâmbio com a academia, com os estudantes, até pela proximidade de estarem funcionando na área da Universidade”, afirmou.

(Fotos: Antônio Silva - Câmara Municipal)